BE/CRE AEPAA

domingo, 8 de janeiro de 2017

Outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o mês escolhido internacionalmente para assinalar a importância das bibliotecas na formação das pessoas.

Aprende a descodificar o teu mundo!


Cartaz MIBE 2016



Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) 2016.Este ano, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu a data de 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
            Desde 2007 que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL.
A nossa Biblioteca assinalou este mês com a realização de diversas iniciativas:

- Comemoração do Dia da Implantação da República;












- Atividades ligadas ao Dia da Alimentação;

- Atividades com o 1.º ciclo em parceria com a Biblioteca Municipal (“Bibliotecas de Mãos Dadas”);

- Participação na Mostra do Medronho e da Castanha;














- Exposições e projeção de filmes.
                                                 
Durante o mês de outubro, as turmas do 5.º ano foram convidadas a visitar a biblioteca escolar (BE) na escola sede. Acompanhados pelos Diretores de Turma, os alunos participaram numa sessão de esclarecimento sobre as diversas áreas funcionais da biblioteca: zona de atendimento; zona de leitura impressa; zona de produção multimédia; etc. Os alunos ficaram ainda a saber que os livros expostos nas estantes e prateleiras obedecem a regras internacionais de classificação, encontrando-se dispostos segundo a “Classificação Decimal Universal”. Esta classificação contém os índices de 0 a 9, que cobrem todos os ramos do conhecimento a um nível geral.
De seguida, os alunos puseram à prova as aprendizagens realizadas anteriormente, sendo chamados a prestar provas em grupo, mediante a realização de um bibliopaper (“À Descoberta da BE”), que decorreu com entusiasmo e empenho, já que todos queriam ser os primeiros a concluir as provas.


Esta atividade teve como objetivo a formação dos utilizadores no que diz respeito às funções e potencialidades da BE, inserindo-se no âmbito da Literacia e Aprendizagem em Biblioteca Escolar.
 A Biblioteca Escolar faz parte do nosso mundo e se olharmos para ela com atenção, se percebermos o seu funcionamento, se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que ajudem a torná-la (ainda) melhor.
A professora bibliotecária
Emília Lages


Sem comentários:

Enviar um comentário